PROGRAMA APRENDIZ CARIOCA, QUE ABRE AS PORTAS DO MERCADO DE TRABALHO AOS JOVENS, É LANÇADO NO RIO

Programa Aprendiz Carioca, que abre as portas do mercado de trabalho aos jovens, é lançado  hoje no Rio

A Prefeitura lança o programa Aprendiz Carioca, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), hoje (25), a partir das 10h, no Planetário do Rio. O Aprendiz Carioca vai oferecer a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho a 400 jovens selecionados a partir de currículos entregues e entrevistas realizadas ao longo dos últimos meses em ações promovidas em toda a cidade do Trabalha Rio, o programa itinerante de empregabilidade da SMTE. A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), organização da sociedade civil especializada na intermediação da inserção laboral de jovens em diversas empresas do país, é parceira do projeto e também apoiou a seleção dos candidatos.

Os jovens, de 14 a 22 anos em busca da primeira oportunidade profissional, serão aproveitados dentro da própria estrutura da Prefeitura do Rio, em diversos setores da administração pública, com carga horária de quatro horas diárias de trabalho. Além do primeiro contato com o dia a dia do mundo do trabalho, eles participarão de aulas teóricas, que oferecerão certificação após treinamento, com aulas semanais na instituição formadora, a Renapsi. Os aprovados receberão bolsa-auxílio de R$ 619,99 e auxílio-transporte, para a primeira oportunidade em meio expediente.

– Em nossa gestão na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, queremos conscientizar sobre o problema do etarismo no mercado de trabalho. A realidade do trabalhador, muitas vezes, é dura: quem tem menos de 22 anos, é rejeitado por não ter experiência. Os mais velhos, por serem ‘experientes demais’. Queremos estimular uma mudança de cultura. Com o Aprendiz Carioca, jovens em situação de vulnerabilidade social conseguem a primeira oportunidade, têm curso de capacitação de assistente administrativo e concluirão o período de aprendizagem com experiência profissional e certificado na mão – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

O compromisso social do programa se explica pelo público-alvo: os jovens selecionados para ingresso no programa Aprendiz Carioca são todos inscritos no CadÚnico para recebimento de benefícios sociais decorrentes de condições de vulnerabilidade social. Todos eles são estudantes dos ensinos fundamental e médio, ou já concluíram o ensino médio.

Comments (0)
Add Comment