A safra de 2023 traz como grandes destaques as estimativas de produção de soja, milho, trigo e sorgo, todas alcançando novos recordes
A safra recorde de grãos no Brasil deve chegar a 307,3 milhões de toneladas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção deste ano deve superar a safra de 2022 em 16,8%, ou mais 44,2 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pela revista Veja.
O aumento da produção é resultado da expansão da área cultivada, que deve chegar a 76,9 milhões de hectares (crescimento de 5,1%), e da melhora da produtividade do campo. A safra de 2023 traz como grandes destaques as estimativas de produção de soja, milho, trigo e sorgo, todas alcançando novos recordes.
No caso da soja, espera-se uma produção de 148,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,1% em relação ao período anterior. Já para o milho, a estimativa é de 124,5 milhões de toneladas, sendo 28,1 milhões de toneladas provenientes da primeira safra e 96,3 milhões de toneladas da segunda safra. Quanto ao arroz, estima-se uma produção de 10,0 milhões de toneladas, enquanto o trigo alcançará 10,6 milhões de toneladas. No que diz respeito ao algodão (em caroço), espera-se uma produção de 6,9 milhões de toneladas, e para o sorgo, a estimativa é de 3,8 milhões de toneladas.
Os recordes do agronegócio são o grande impulso para o crescimento do País em 2023. No primeiro trimestre, a economia avançou 1,9%, com crescimento de 21,6% do agronegócio. E o setor continua impulsionando a economia. Em maio, os serviços tiveram avanço de 0,9%, depois de recuo em abril, impulsionado justamente por transporte de cargas agrícolas.
Por: 247