Testes envolvem uma nova injeção que instrui o corpo a caçar e matar células cancerígenas – e depois impede que elas retornem; Janusz Racz, de 67 anos, de Londres, foi um dos primeiros a receber a vacina
Médicos iniciaram testes da primeira vacina de RNA mensageiro contra câncer de pulmão, chamada BNT116, fabricada pela BioNTech. A vacina visa tratar o câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC), a forma mais comum da doença. Usando uma tecnologia similar às vacinas contra Covid-19, ela ensina o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas com marcadores específicos, poupando células saudáveis.
O ensaio clínico de fase 1 está sendo conduzido em 34 locais de pesquisa em sete países: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia, envolvendo cerca de 130 pacientes. Janusz Racz, de 67 anos, foi o primeiro a receber a vacina no Reino Unido. Ele foi diagnosticado com câncer de pulmão e começou o tratamento com quimioterapia e radioterapia antes de iniciar a imunoterapia.
O objetivo é melhorar a resposta imunológica ao câncer e reduzir a recorrência após tratamentos convencionais. A vacina será administrada semanalmente por seis semanas e depois a cada três semanas durante 54 semanas. A esperança é que este novo tratamento possa se tornar um padrão global e aumentar as taxas de sobrevivência para pacientes com câncer de pulmão, que é a principal causa de morte por câncer no mundo.