PREVENÇÃO À HANSENÍASE: CARRETA LEVA CONSULTÓRIO MÓVEL PARA BAIXADA COM CONSULTAS GRATUITAS

A carreta do Programa Roda-Hans chega nesta terça-feira (25/06) a Nova Iguaçu, onde vai oferecer atendimento gratuito para identificação de casos de pessoas com hanseníase. As consultas e exames serão oferecidos na cidade até 28 de junho, das 8h às 16h, na Praça Rui Barbosa. O serviço é uma parceria do Ministério da Saúde com a farmacêutica Novartis Brasil, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem coordenação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Qualquer pessoa que tenha queixas dermatológicas – como micoses, feridas que demoram a cicatrizar e manchas na pele – pode ser examinada pela equipe médica, formada por dermatologistas especializados. A carreta também oferece testes rápidos e o exame de baciloscopia, este último a partir de uma parceria com a Fiocruz. O atendimento é gratuito e por ordem de chegada.

Próximas paradas – O trajeto do Roda-Hans no estado do Rio de Janeiro começou pelo município de Campos dos Goytacazes, onde a carreta realizou 161 atendimentos durante quatro dias, entre 17 e 20 de junho. Na próxima semana, na terça (02/07) e na quarta-feira (03/07), a carreta Roda-Hans estará na Praça Sete de Setembro, em Piabetá, em Magé. Já na quinta (04/07) e na sexta-feira (05/07), os atendimentos e exames gratuitos estarão disponíveis para a população na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Magé.

– O diagnóstico precoce é fundamental para que os casos de hanseníase sejam tratados adequadamente e para que consigamos ter uma boa resposta para o tratamento e impedir as lesões incapacitantes em caso de diagnóstico tardio – afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Melo.

– Temos muito orgulho de ajudar no combate da hanseníase no Brasil com uma iniciativa que tem a capacidade de chegar em lugares de difícil acesso. Estamos completando 90 anos de legado no Brasil e é uma alegria anunciar que essa iniciativa seguirá alcançando mais estados e colaborando com a saúde dos brasileiros – afirma Leandro Fonseca, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novartis Brasil.

Programa inclui capacitação para Atenção Primária dos municípios fluminenses

Além do atendimento à população, o Programa Roda-Hans também oferece oficinas de Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase. O treinamento é dirigido para profissionais da Atenção Básica e do Programa Mais Médicos de vários municípios e acontece na sede da Secretaria de Estado de Saúde, no Rio Comprido, nos dias 26 de junho e 1º de julho. Participam da capacitação profissionais de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Mesquita, São João de Meriti, Japeri, Belford Roxo, Seropédica, Queimados, Nilópolis, Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Teresópolis, Petrópolis, Itaguaí e Mangaratiba. Em Campos dos Goytacazes, na primeira fase do programa, participaram das oficinas 146 profissionais – entre médicos, enfermeiros, psicólogos e agentes de saúde – das cidades de Macaé, São João da Barra, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus e Campos.

Comments (0)
Add Comment