PRESIDENTE LULA LANÇA PROGRAMA BRASIL SEM FOME NO PIAUÍ

Lula está em Teresina para lançamento do novo plano de governo que busca retirar o Brasil do mapa da fome, bem como combater a desigualdade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, ontem (31/8), o programa Brasil Sem Fome, iniciativa do governo federal voltada para a retirada do país do Mapa da Fome até 2030. A solenidade ocorre em Teresina, no Piauí, e é coordenada pelo ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social.

Uma das pautas mais caras ao presidente Lula, a agenda de combate à desigualdade social e o acesso adequado à alimentação serão fio condutor do novo programa do governo.

Segundo o governo federal, indicadores mais recentes apontam que em 2022, 33 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar no país.

Além disso, o plano tem como metas reduzir anualmente as taxas totais de pobreza e diminuir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.

Para alcançar os objetivos a iniciativa estabelece a criação de ações que promoverão aumento da renda para compra de alimentos; inclusão em políticas de proteção social; bem como a ampliação da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.

O desenho do programa prevê ações em três eixos: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania; alimentação adequada e saudável; e mobilização para o combate à fome.

O que é o mapa da fome?

Produzido por uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), o Mapa da Fome é um indicador global que mede a situação de falta de acesso a alimento em países ao redor do mundo.

A ferramenta leva em conta a prevalência da subalimentação: condição em que os alimentos consumidos são insuficientes para que o indivíduo mantenha uma vida ativa e saudável. Os países cuja situação atinge mais de 2,5% da população entram no Mapa da Fome.

Os dados são abastecidos por relatórios anuais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Em 2015, a ONU estabeleceu zerar a fome como um dos objetivos globais até 2030, no entanto, a meta está longe de ser alcançada.

Programação no Nordeste

Hoje (1º/9), Lula estará em Fortaleza (CE) para a cerimônia comemorativa dos 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo, do Banco do Nordeste.

Em seguida, o mandatário segue para o município de Luís Gomes, no interior do Rio Grande do Norte, onde visitará as obras do Ramal do Apodi – Túnel Major Sales.

A estrutura no interior do RN faz parte do Ramal do Apodi, e é associada à transposição do rio São Francisco. Segundo o governo federal, a conclusão das obras irá beneficiar cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.

Por Ana Flávia Castro/Metrópoles

Comments (0)
Add Comment