O momento para uma “diplomacia sábia” chegou e requer negociações visando resultados aceitáveis para ambos os lados, afirmou o presidente cazaque
– A Rússia e a Ucrânia expressaram ambas o desejo de negociações, mas ainda precisam determinar um formato mutuamente conveniente, disse o Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, na quinta-feira.
“Eu e o Chanceler [alemão] Olaf Scholz discutimos a gravidade da situação hoje. Tanto a Rússia quanto a Ucrânia já disseram que estão prontas para negociações. No entanto, a plataforma para essa negociação e seu nível ainda permanecem incertos”, disse Tokayev em uma coletiva de imprensa após seu encontro com Scholz em Berlim.
O momento para uma “diplomacia sábia” chegou e requer negociações visando resultados aceitáveis para ambos os lados, afirmou o presidente cazaque, acrescentando que Astana tomará “todas as medidas necessárias” para apoiar iniciativas de diferentes países para um acordo pacífico na Ucrânia.
A Rússia lançou sua operação militar na Ucrânia em fevereiro de 2022. Moscou e Kiev participaram de várias rodadas de conversas nas primeiras semanas do conflito, mas as negociações acabaram chegando a um impasse.
Por Sputnik