O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, terá um encontro na próxima sexta-feira (28) com Dorival Jr. para decidir sobre o futuro do treinador, após a derrota da seleção brasileira por 4 a 1 para a Argentina, durante partida pelas Eliminatórias da Copa de 2026, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Os argentinos estão em 1° lugar, com 31 pontos, seguido por Equador (23 pontos), e por Uruguai (21), com 7 de saldo de gols. No 4° e 5° lugares, o Brasil e o Paraguai também têm 21 pontos. Os brasileiros têm 4 de saldo e os paraguaios, 2. Na 6 ª posição ficou a Colômbia (20 pontos).
Além do placar na capital argentina, o resultado na Copa América gerou críticas à seleção brasileira, que foi eliminada do torneio nas quartas de final em 2024, quando perdeu nos pênaltis para o Uruguai, depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal.A Argentina foi campeã em jogo contra a Colômbia. Venceu por 1 a 0 no tempo normal. O terceiro lugar ficou para os uruguaios.
No caso das Eliminatórias, as seis primeiras colocadas ao final da competição garantem vaga para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em três países – Estados Unidos, Canadá e México.
O treinador tem 16 partidas pela Seleção Brasileira – 7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas.
Carreira
Entre os títulos de sua carreira como treinador, Dorival Jr. tem no currículo 1 Copa do Brasil e uma Libertadores pelo Flamengo, 1 Copa do Brasil pelo São Paulo, 1 Recopa Sul-Americana pelo Internacional, 1 Copa do Brasil pelo Santos, 1 Brasileirão da série B pelo Vasco em 2009.
Em 2010, Dorival ganhou o prêmio de Treinador do Ano e Troféu Mesa Redonda (melhor treinador da temporada 2022/2023 pelo Flamengo). Também recebeu premiação de Melhor Treinador da Copa do Brasil (2023).
por Leonardo Lucena – 247