PRESIDENTA DE HONDURAS REAFIRMA COMPROMISSO COM FERROVIA INTEROCEÂNICA

Xiomara Castro destaca o caráter nacional e a relevância do projeto integrador

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro, reiterou nesta terça-feira (3), o compromisso com a construção de uma ferrovia interoceânica que ligará o oceano Atlântico ao Pacífico, afirmando que se trata de um projeto de “interesse nacional”, informa a Telesur. Em um evento em comemoração ao aniversário do herói nacional, Francisco Morazán, a chefe de Estado declarou em nome do país a importância de proteger os interesses públicos e sociais dos nove milhões de hondurenhos, enfatizando que a ferrovia interoceânica é um projeto estratégico para o desenvolvimento da nação.

Ela detalhou que o plano contempla a criação de uma empresa transnacional e ressaltou que países como os Estados Unidos reconheceram a relevância do projeto para impulsionar as atividades comerciais na região. “É um projeto para promover o desenvolvimento econômico e social da América Central”, afirmou, destacando a necessidade de grandes iniciativas de desenvolvimento para o país. A presidente também enfatizou que não há possibilidade de crescimento diante do fardo da enorme dívida e da pobreza que afeta a população hondurenha.

Em 7 de julho, o governo mencionou pela primeira vez de maneira concreta o projeto, estimando um investimento de cerca de 20 bilhões de dólares ao longo de aproximadamente 15 anos de construção. Durante a Comissão Mista de Comércio e Investimento entre Honduras e China, que discutiu a possibilidade de um Tratado de Livre Comércio (TLC), Tegucigalpa apresentou a proposta de construção do projeto a Pequim.

Comments (0)
Add Comment