PRÊMIO JABUTI DESCLASSIFICA EDIÇÃO DE ‘FRANKENSTEIN’ ILUSTRADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

As ilustrações foram feitas por uma ferramenta de IA chamada Midjourney

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo Prêmio Jabuti, desclassificou a edição de Frankenstein da categoria Ilustração. O motivo foi o uso da Inteligência Artificial na foto. “As regras da premiação estabelecem que casos não previstos no Regulamento sejam deliberados pela Curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nessas regras”, afirmou a CBL em nota divulgada no início da tarde desta sexta (10). As imagens foram criada pelo designer Vicente Pessôa. As ilustrações foram feitas por uma ferramenta de IA chamada Midjourney.

“A utilização de ferramentas de inteligência artificial tem sido objeto de discussão em todo o mundo, em razão dos princípios de defesa dos direitos autorais. Considerando a nova realidade de avanços dessas novas tecnologias, a organização do prêmio esclarece que a utilização dessas novas ferramentas será objeto de discussão para as próximas edições da premiação”, complementou.

A edição de “Frankenstein” foi publicada pelo Clube de Literatura Clássica. Pessôa concorria ao prêmio com os ilustradores André Neves, Bruna Ximenes, Cris Eich, Daniel Kondo, Fayga Ostrower, Fran Matsumoto, Letícia Lopes, Odilon Moraes e Rogério Coelho.

Comments (0)
Add Comment