O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, entregaram, na quarta-feira (10/04), os prêmios aos vencedores da 3ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Além de medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa, os estudantes mais bem classificados também vão ganhar uma viagem para a Disney e a Nasa, nos Estados Unidos, prevista para janeiro de 2025. Em sua fase final, a OCM 2023 reuniu três mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Carioca II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
– Os nossos alunos campeões e campeãs são os principais homenageados do dia, mas não podemos esquecer dos pais e responsáveis, que permitiram que seus filhos, nas diferentes condições que essas crianças vivem, tivessem esse bom desempenho na Olimpíada Carioca de Matemática. Quero parabenizar também nossa rede municipal de ensino: diretores, professores e coordenadores de CRE, um timaço que conduz a educação do Rio. Essa premiação é para mostrar que vocês (alunos) podem tudo – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A iniciativa, pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem de matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais da Secretaria Municipal de Educação. Foi anunciada também a realização da 4ª edição da Olimpíada Carioca de Matemática. A primeira fase está marcada para o dia 4 de junho, com a segunda fase no dia 6 de agosto e a premiação prevista para 10 de setembro.