PREFEITURA DO RIO E UNIVERSIDADE DE COLUMBIA RECEBEM PESQUISADORES PARA ESTUDAR CLIMA E MEIO AMBIENTE DA CIDADE

A prefeitura do Rio e a Universidade de Columbia, de Nova York, por meio do Columbia Global Centers Rio e do Climate Hub Rio – um centro de estudos dedicado ao clima no Rio – estão recebendo acadêmicos, professores, estudantes de doutorado e pós-doutorado da universidade. Eles submeteram propostas para pesquisas voltadas ao clima e meio ambiente no Brasil, com especial atenção ao Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira, o Centro de Operações Rio (COR) recebeu duas das principais autoridades mundiais sobre mudanças climáticas e meio ambiente, ambos acadêmicos de Columbia: o pesquisador sênior norte-americano Michael Burger e a doutora brasileira, que atua em Nova York, Maria Antonia Tigre. No encontro, eles se reuniram com os responsáveis técnicos pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da cidade, além de conhecer outras políticas verdes do Rio.

A iniciativa é fruto de convênio, com foco na questão ambiental e climática, entre a prefeitura do Rio e a instituição de ensino norte-americana, através do Columbia Global Centers Rio, sua representação na cidade. Todos os selecionados que chegam ao Rio participam de visitas, debates e trabalham com instituições brasileiras.

– É uma parceria importante para a cidade. Alguns dos maiores especialistas em clima do mundo deixarão um legado para o município que não tem preço. Eles trocam informações com servidores municipais e vão produzir estudos climáticos específicos sobre o Rio de Janeiro – afirmou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

O programa foi inaugurado no início deste ano, com a chegada de OreOluwa Badaki, Ph.D pela Universidade da Pensilvânia e pós-doutoranda da Universidade de Columbia, que se reuniu com a Secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e com o corpo técnico à frente do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Rio.

A parceria entre a prefeitura do Rio e a Universidade de Columbia existe há 10 anos, desde a inauguração do Columbia Global Centers Rio. A cidade tem sido palco de debates mundiais da pauta climática: foi sede da Eco 92, do Rio+20 e, em 2024, sediará, a reunião de cúpula do G20 – formado pelas maiores economias do mundo. Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers Rio, celebrou a iniciativa:

Por Camila Araujo, do Globo

Comments (0)
Add Comment