O cadastro de mototaxistas no Moto.Rio passa a ser totalmente digital a partir desta semana. Os profissionais interessados em fazer viagens usando o aplicativo podem enviar os documentos online, para o cadastro definitivo. É preciso acessar o portal Carioca Digital. Até então, os mototaxistas precisavam comparecer presencialmente aos postos da Prefeitura do Rio. Foi disponibilizada uma cartilha, com o passo a passo para o cadastramento, detalhando os documentos que devem ser apresentados e como fazer todo o processo.
Para enviar a documentação, interessados devem entrar no Carioca Digital, acessar o serviço Moto.Rio e seguir as orientações.
O projeto de implementar o peticionamento eletrônico nos órgãos municipais é da Subsecretaria de Transformação Digital da Casa Civil, da Prefeitura do Rio, e vem sendo desenvolvido pela IplanRio, Empresa de Informática do Município. Desde a abertura da solicitação até o envio de documentos.
– O cadastro digital representa menos burocracia, mais agilidade e faz parte da estratégia da Prefeitura de digitalizar 100% dos serviços prestados ao cidadão. O Moto.Rio é uma oportunidade para os mototaxistas. É um programa de valorização e formalização da categoria. Tudo é feito de acordo com a legislação federal para dar segurança ao condutor e ao passageiro – afirma Eduardo Cavaliere, secretário da Casa Civil da Prefeitura do Rio.
Com o Moto.Rio, o mototáxi passou a ser um modal de transporte público reconhecido pela Prefeitura.
– Nosso objetivo é melhorar a prestação do serviço e qualificar os profissionais da categoria. Queremos que a categoria cresça e tenha muita representatividade – disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Campanha de cadastro na Zona Sul
Moradores do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo interessados em se cadastrar no Moto.rio serão orientados por equipe da Prefeitura do Rio entre os dias 06 e 17/11. A campanha de incentivo ao cadastro no aplicativo contará com técnicos no local das 9h às 17h, que vão tirar dúvidas e auxiliar mototaxistas a se registrar. O objetivo da ação é que a presença da equipe na Zona Sul ajude no processo de cadastramento e envio de documentação dos mototaxistas, e também estimule o registro de passageiros.
Moto.Rio Passageiro
As pessoas que quiserem utilizar o serviço do Moto.Rio têm a facilidade de baixar o aplicativo nos sistemas Android e iOS. Os passageiros podem baixar no Google Play e App Store ou acessar https://moto.rio/passageiro/. O Moto.Rio não cobra taxa do mototaxista, que recebe o valor integral da corrida. O aplicativo funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio Cidades, com opção de o passageiro escolher percentuais do valor total da corrida.
Sobre o Moto.Rio
O aplicativo foi lançado em março para que os mototaxistas pudessem fazer um pré-cadastro. No total, foram 5 mil condutores cadastrados. Para dar segurança do serviço aos passageiros e adequação à legislação, a Prefeitura do Rio exige que os mototaxistas tenham mais de 21 anos de idade e enviem online ou apresentem os documentos nos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). A Prefeitura oferecerá, gratuitamente, para os 500 primeiros motoristas inscritos, o curso de especialização e a colocação da placa vermelha na motocicleta.
O Moto.Rio foi desenvolvido pela IplanRio (Empresa Municipal de Informática), órgão ligado à Casa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).