PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU, EM PARCERIA COM O EXÉRCITO, FAZ OPERAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA SERRA DO VULCÃO

Ação foi realizada em uma área proibida para visitantes; um acampamento clandestino foi destruído pelas equipes

A Serra do Vulcão, localizada no Maciço Gericinó-Mendanha, foi palco de uma operação de combate às práticas irregulares na região entre a Prefeitura de Nova Iguaçu, o Exército Brasileiro, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Prefeitura de Mesquita. O exercício durou cerca de oito horas. Lá, fica localizado o Parque Natural Municipal.

Segundo a prefeitura de Nova Iguaçu, equipes percorreram área de acesso proibido aos visitantes e destinada somente à fiscalização e pesquisas científicas por abrigar grande parte da flora e fauna. Oito pessoas foram flagradas no local, informadas sobre a proibição e orientadas a deixar o local. Um acampamento foi descoberto pelos agentes e destruído.

— Este patrulhamento procura coibir a caça predatória, o desmatamento, a ocupação irregular e a poluição do Maciço Gericinó-Mendanha. Esta foi a primeira operação realizada em parceria com o Exército Brasileiro, mas o objetivo é que ações como esta se tornem rotineiras para podermos proteger cada vez mais nossa flora e fauna — explicou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Edgar Martins.

Participaram da operação agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu (GAM-NI), da SEMAM, da Guarda Municipal Civil de Mesquita, do Parque Estadual do Mendanha, da APA Estadual Gericinó-Mendanha (INEA/RJ) e do Campo de Instrução de Gericinó (Exército).

Por Jenifer Alves

Comments (0)
Add Comment