A Prefeitura de Niterói realizou, na quinta-feira (25), o 15º Encontro de Gestores. Coordenado pelo prefeito Axel Grael, a reunião teve como objetivos monitorar, alinhar e acelerar ainda mais a execução de projetos e políticas públicas previstas no Plano de Metas Anual de 2024, principal instrumento de planejamento de curto prazo do município. Ao todo, são 178 metas em andamento. Com previsão de execução de 23% dos projetos neste período, a Prefeitura já alcançou a taxa de 27% de realização.
Entre as áreas que mais se destacaram, está a “Niterói Escolarizada e Inovadora”, que prevê ações voltadas à melhoria da educação e da inclusão digital. Uma das metas previstas é a inauguração de quatro Unidades Municipais de Educação e a climatização das 94 unidades existentes (70 já foram concluídas), além da ampliação do acesso da população às Plataformas Urbanas Digitais.
Outra área de destaque é a “Organizada e Segura”, que prevê ações de infraestrutura urbana e segurança. A finalização do Parque Orla Piratininga (POP) e a renaturalização do Rio Jacaré; a urbanização e a realização de obras de contenção de encostas em diversas comunidades; e avanços nas obras do Canal da Lagoa de Itaipu também estão entre os objetivos do Plano de Metas Anual de 2024. Estão previstas ainda a conclusão das obras da Avenida Visconde do Rio Branco e do entorno da Concha Acústica.
“Essa reunião de lideranças é importante neste momento para fazer um balanço do que foi realizado até aqui. Também projetamos as entregas até dezembro. Por ser o último ano da atual gestão, temos muitas entregas a fazer e o alinhamento entre as secretarias e coordenadorias da Prefeitura é fundamental. Nesse encontro, conhecemos mais detalhes dos diversos projetos e orientamos as formas para que possam se integrar. Foi um dia importante para seguirmos juntos com as entregas que a população de Niterói espera”, avaliou o prefeito Axel Grael.
O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo da Prefeitura, Rodrigo Neves, destaca que o Encontro de Gestores é um instrumento para estabelecer metas e prioridades.
“Estamos praticamente no início de maio e cada um tem que ter dimensão da responsabilidade e do calendário que a gente tem pela frente. Temos muitas entregas para fazer e um esforço na medida do possível e do impossível. Temos hoje uma cidade que tem a melhor situação fiscal do Rio e uma das melhores do Brasil. Temos temas centrais para a população que são a segurança urbana, que tivemos bons resultados com as ações do Niterói Presente e com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp); a saúde; o acolhimento à população em situação de rua com o reforço da conservação da nossa cidade; e a educação”, afirmou Rodrigo Neves.