A Prefeitura de Cabo Frio vai realizar, neste sábado (29), uma atividade simbólica de abraço à Ilha do Japonês. A ação é fruto de uma parceria do governo municipal, por meio das Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, com o apoio do movimento Viva Cabo Frio, formado por várias entidades da sociedade civil organizada. Em menção ao Dia Internacional do Lixo Zero, comemorado no domingo (30) e declarado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), será realizada ainda uma limpeza coletiva do local.
O abraço simbólico a um dos pontos turísticos mais famosos de Cabo Frio contará com a participação de alunos das redes municipal e privada de ensino, praticantes de esportes náuticos, servidores municipais e demais representantes de órgãos da sociedade civil organizada. A concentração acontecerá a partir das 7h no entorno da Ilha. Neste dia, a travessia de táxi marítimo será gratuita para o deslocamento dos participantes, das 7h às 8h na ida e das 10h às 11h no retorno.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou que a pasta está atuando na área de educação ambiental, com foco na preservação de uma ilha que integra o Parque Estadual da Costa do Sol. Segundo ele, essa ilha deve ser mantida com suas características naturais, sendo um espaço voltado para a contemplação da natureza e momentos em família. Jailton ressaltou ainda a importância de que os visitantes respeitem as tradições cabo-frienses e colaborem com a preservação do local.
A Ilha do Japonês é uma ilha natural e faz parte do Parque Municipal Natural Boca da Barra, com 22 mil m² e uma grande extensão de floresta. O local já teve diversos nomes, como Ilha dos Pássaros, Ilha da Pomba e Ilha do Amorim. Originalmente chamada de Ilha Coroa da Barra, passou a ser conhecida como “Ilha do Japonês” quando foi comprada pelo industrial Yusaburo Yamagata, em 1920.