PREFEITOS DA BAIXADA SE REÚNEM COM GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL PARA DISCUTIR AÇÕES APÓS DANOS CAUSADOS PELAS CHUVAS

Gabinete de Crise foi criado para tentar mitigar os danos causados pelas chuvas. Reunião foi realizada em Japeri, que decretou estado de calamidade pública.

Prefeitos da Baixada Fluminense se reúnem com governos estadual e federal para falar sobre as chuvas

Enquanto a população da Baixada Fluminense contabiliza os estragos causados pelo último temporal e tenta voltar à rotina, representantes dos governos federal e estadual se reúnem – mais uma vez – na tentativa de criar soluções para mitigar os danos causados pelas chuvas. Desta vez, o encontro acontece na Câmara dos Vereadores de Japeri.

O temporal, que começou na noite de quarta-feira (21) e se estendeu durante a madrugada de quinta (22), deixou oito mortos no estado. Duas vítimas são em Japeri. Um gabinete de crise foi criado para tentar discutir ações de enfrentamento aos danos causados pelos temporais na região.

Segundo o governo federal, o motivo da reunião desta sexta (23) é a instalação do Gabinete Nacional de Crise em Japeri, em função do estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo municipal.

“A ideia é que possamos fazer outras reuniões de trabalho. Tem sido assim em todo o Brasil desde o início do ano passado. Temos aqui três possibilidades: ajuda humanitária, ajuda de água, colchões, combustíveis e o restabelecimento de cenários. A ideia é que combinemos no dia de hoje os planos, para remeter e aprovar [a calamidade] de dois a três municípios. Ontem já foi homologado calamidade pública de Paracambi, Barra do Piraí, Mendes e Varre-Sai”, disse André Ceciliano, secretário de Relações Institucionais, do governo federal.

Participam da reunião os prefeitos de Paracambi, Barra do Pirai, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu.

Por Rafael Nascimento, g1 Rio

Comments (0)
Add Comment