O prefeito Wladimir Garotinho se reuniu, nesta semana, com diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, Fernando Sousa, para discutir como a primeira edição do evento poderá fortalecer os setores cultural, turístico e da economia criativa da cidade. Também participaram do encontro a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; o ex-reitor da UENF e secretário de Agricultura, Almy Junior; e o produtor do seminário de audiovisual, Vinicius Ribeiro.
O festival, produzido pela Quiprocó Filmes, acontecerá entre 19 e 24 de agosto e recebeu 793 inscrições de filmes de todas as regiões brasileiras e de diversas partes do mundo, incluindo territórios indígenas e quilombolas. Serão selecionadas cerca de 50 obras, com expectativa de atrair visitantes à cidade, movimentando setores como hotelaria, comércio, turismo e serviços.
A programação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema ainda inclui um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.