PREFEITO DE ITABORAÍ ENCERRA GESTÃO NO CONLESTE COM CONTAS APROVADAS

Desde 2021 à frente da presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, encerra este ciclo de trabalho com as contas do exercício de 2024 aprovadas. Após cumprir dois mandatos consecutivos (biênios 2021-2023 e 2023-2025), Delaroli deixa o cargo em conformidade com o regimento do consórcio, que não permite a reeleição para um terceiro período.

A eleição para a nova presidência do consórcio aconteceu na última sexta-feira, na sede do Conleste, no Centro de Itaboraí, e elegeu como novo presidente o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda. A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha, assumirá a vice-presidência.

Ao avaliar sua gestão, Marcelo Delaroli destacou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos.

“Nós pegamos o Conleste totalmente destruído, com muitas dívidas e contas atrasadas, e conseguimos, nesses quatro anos, sanar todas as despesas, organizar a casa e colocar vários projetos em prática. Tudo indica que o Rafael vai conduzir muito bem, com o auxílio de uma equipe qualificada. Fica aqui meu sentimento de gratidão a todos que foram fundamentais para que esse consórcio avançasse e ressurgisse. Obrigado por tudo o que fizeram pela nossa região e pelos projetos que colocaram em prática”, expressou Marcelo Delaroli.

Ao longo da gestão, foram criados 12 projetos, dos quais 10 estão em execução, distribuídos nos cinco eixos de desenvolvimento sustentável do Conleste 2030. Mais de 30 eventos foram realizados, acumulando mais de 10 horas de conteúdo programático na TV Conleste e alcançando mais de 6 mil visitantes. Foram firmados sete acordos de cooperação técnica e dois convênios, totalizando aproximadamente cinco milhões de reais em investimentos para a região.

Eleito para o biênio 2025-2027, Rafael Miranda recebeu o apoio da maioria dos prefeitos dos 17 municípios consorciados. Em seu discurso, ele ressaltou a importância do Conleste e os desafios que vêm pela frente.

“Vencemos a eleição para a presidência do Conleste com o apoio da maioria esmagadora dos prefeitos e prefeitas. Hoje, Cachoeiras preside um dos consórcios mais importantes do Brasil e do estado. Com muita responsabilidade, vamos assumir mais essa missão”, afirmou Rafael Miranda.

A eleição contou com a presença física dos prefeitos de Itaboraí, Marcelo Delaroli; de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda; e de Guapimirim, Marina Rocha, além do diretor-geral do Conleste, João Gualberto. Outros gestores, como o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson; de Silva Jardim, Maira Branco; de Nova Friburgo, Johnny Maycon; e de Maricá, Washington Quaquá, participaram por videoconferência.

Criado em 2007, o Conleste é composto por 17 municípios das regiões Leste Fluminense, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, dos Lagos e Serrana. Seu principal objetivo é traçar estratégias conjuntas de atuação, conquistando, por meio de parcerias, recursos e projetos que contribuam para o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.

Comments (0)
Add Comment