PPSA VENDERÁ 1,5 MILHÃO DE BARRIS DE PETRÓLEO DA UNIÃO NO MERCADO SPOT

Carregamentos serão feitos a partir do último bimestre do ano

No próximo dia 18 de setembro, a Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizará um processo de venda spot para comercializar 1,5 milhão de barris de petróleo dos campos de Atapu, Sépia e Itapu, sendo a primeira vez que a produção do campo de Itapu será comercializada. Os carregamentos ocorrerão no último bimestre de 2024.

A PPSA, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atua na gestão de contratos de partilha e comercialização de petróleo e gás natural. O mercado spot envolve transações de curto prazo, com preços baseados no petróleo Brent, comercializado na Bolsa de Londres. Participarão do processo todas as empresas que atuam no pré-sal, incluindo PRio e Refinaria de Mataripe.

Em 2024, a PPSA já vendeu duas cargas de 500 mil barris cada em venda spot e realizou o 4º Leilão de Petróleo da União na Bolsa de Valores (B3), vendendo 37,5 milhões de barris.

Recentemente, o CNPE autorizou a PPSA a comercializar gás natural processado diretamente ao mercado. A empresa pretende assinar um contrato com a Petrobras para aderir ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE) e realizar o 1º Leilão de Gás Natural da União em 2025. A PPSA também realizará estudos sobre a viabilidade de leilões de longo prazo para refino de petróleo.

Comments (0)
Add Comment