PORTOS DE ITAGUAÍ E RJ RECEBEM VISITA TÉCNICA PARA INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE

Dando um passo decisivo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a PortosRio recebeu, nesta semana, uma equipe de especialistas e consultores para a realização de uma visita técnica aos Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo identificar fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), etapa fundamental para a construção do primeiro inventário de emissões da companhia.

Essa ação representa um marco importante na trajetória da PortosRio em direção a uma operação cada vez mais alinhada às melhores práticas internacionais de ESG (ambiental, social e governança). O inventário de emissões de GEE nos portos será uma ferramenta estratégica para mapear impactos ambientais, estabelecer metas claras de redução e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.

No Porto do Rio de Janeiro, a visita foi coordenada pela gerente de Responsabilidade Socioambiental da PortosRio, Fernanda Sasaoka, com apoio dos colaboradores Handley de Abreu e Marcos Lins. Já no Porto de Itaguaí, a equipe foi recepcionada por Cíntia Castro, gerente de Fiscalização de Operações, também com a presença de Fernanda Sasaoka.

A consultoria técnica está sendo conduzida pela UNESCO e pela Ecofinance, utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente para análise das emissões. As visitas técnicas incluíram o mapeamento de áreas operacionais, movimentação de cargas, tráfego interno e uso de equipamentos, possibilitando uma avaliação detalhada dos principais pontos de emissão de carbono nos dois portos.

Comments (0)
Add Comment