Quatro responsáveis foram presos em flagrante durante a operação no bairro Cidade Beira Mar. Ligações clandestinas foram removidas pela distribuidora
Em uma operação conjunta realizada no bairro Cidade Beira Mar, em Rio das Ostras, a Enel, com o apoio da Polícia Civil, desativou ligações clandestinas de energia elétrica em oito residências. As chamadas “gatos” eram fraudes diretamente conectadas à rede da concessionária. Em quatro imóveis, os responsáveis foram presos em flagrante.
A inspeção, que resultou no registro de um boletim de ocorrência na 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP), identificou as irregularidades. Técnicos da Enel removeram as conexões ilegais, assegurando a segurança da rede elétrica local.
Furtar energia elétrica é crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos. Além disso, os infratores devem pagar pelo consumo não registrado durante o período da fraude. A prática de “gato” prejudica a qualidade do serviço, gerando riscos de curtos-circuitos, sobrecargas e interrupções no fornecimento.
A Enel alerta que o furto de energia impacta todos os consumidores, elevando o custo das tarifas. Estima-se que a eliminação dessas fraudes poderia reduzir em até 5% as tarifas para os clientes da Enel Rio.