Corporação fechou parceria com a Prefeitura do Rio para usar a tecnologia nas câmeras do município na região.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar anunciou na sexta-feira, que firmou uma parceria com a Prefeitura do Rio para que a corporação possa ter acesso às câmeras do Centro de Operações do Rio (COR) instaladas no bairro da Lapa, no Centro. A medida faz parte da ampliação do sistema de videomonitoramento urbano com reconhecimento facial da PM.
A cooperação no compartilhamento das imagens vai permitir que a SEPM tenha acesso as vinte e uma câmeras de monitoramento que estão espalhadas na região, que é um dos cartões postais do Rio de Janeiro e local de diversos eventos culturais. Até o momento o recurso está disponível em treze das 21 câmeras na região.
Ao ser localizado no sistema de reconhecimento facial, um alerta é enviado para a equipe policial mais próxima da pessoa, que será abordada e presa em caso de confirmação de sua identidade e possíveis pendências judiciais.
De acordo com o coronel Luiz Henrique Pires, a área é um ponto importante por ter grande circulação de pessoas, principalmente aos fins de semana.