PILOTO DE AVIÃO QUE TRANSPORTAVA LULA DECLAROU URGÊNCIA LOGO APÓS A DECOLAGEM

A aeronave teria enfrentado problemas técnicos em um dos motores após colidir com um pássaro

Um dos pilotos da aeronave que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou situação de urgência logo após a decolagem no aeroporto da Cidade do México, na terça-feira (1), por volta das 17h20 no horário de Brasília, conforme noticiado pela Folha de S. Paulo. Lula estava no país para participar da posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Em gravação de áudio, é possível escutar que o piloto utilizou o código “Pan-pan”, que indica uma situação de urgência, embora menos grave do que o “Mayday”, conforme o vocabulário padronizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Ao usar esse termo, a aeronave passa a ser tratada como prioridade pela torre de controle.

Segundo informações divulgadas pelo jornal, a aeronave enfrentou um problema técnico em um dos motores após colidir com um pássaro. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a questão foi resolvida e que não houve risco para o voo. Entretanto, o avião precisou sobrevoar a capital mexicana por aproximadamente cinco horas para queimar combustível antes de pousar em segurança.

O pouso ocorreu sem incidentes às 22h16, no horário de Brasília. O presidente Lula, a primeira-dama, ministros e outros membros da comitiva retornaram ao Brasil em uma aeronave reserva, chegando no Distrito Federal nesta quarta-feira (2).

Comments (0)
Add Comment