Ação realizada em cinco fazendas do Pará encontrou grupo de 225 pessoas em trabalho análogo à escravidão
A Polícia Federal (PF) resgatou um grupo de 225 pessoas trabalhando em regime análogo à escravidão no Pará. Entre os trabalhadores, está um adolescente de 15 anos.
A operação da PF, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi realizada entre segunda-feira (28/8) e sexta-feira (1º/9).
O adolescente foi imediatamente afastado do trabalho. Segundo a PF, serão adotadas medidas para reparação de direitos. Uma pessoa vai responder a inquérito policial e procedimento do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A ação teve como alvo cinco fazendas nos municípios paraenses de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta.
De acordo com a PF, várias irregularidades trabalhistas foram verificadas nessas fazendas. As vítimas trabalhavam em plantações de açaí, dendê e soja, sem equipamentos de proteção adequados nem contratos de trabalho.
O grupo residia em alojamentos irregulares, com instalações elétricas e banheiros precários. Também não havia controle de horário de trabalho. Os trabalhadores foram identificados e receberão assistência do MPT para que sejam indenizados.
Por Petrônio Viana – Metrópoles