PF E RECEITA FAZEM OPERAÇÃO CONTRA CONTRABANDO DE CIGARROS ELETRÔNICOS NA REGIÃO DOS LAGOS

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a “Operação No Evali”, visando reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos na Região dos Lagos. A operação foi realizada em três cidades: Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, onde foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.

O nome da operação faz referência à Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarro Eletrônico, conhecida como Evali, uma condição grave de saúde ligada ao uso desses dispositivos. Durante a operação, foram apreendidas centenas de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods, cuja comercialização é proibida no Brasil. De acordo com a Polícia Federal, esses produtos estavam sendo importados e vendidos ilegalmente em estabelecimentos comerciais da região.

As investigações indicam que os estabelecimentos envolvidos armazenavam e comercializavam os cigarros eletrônicos contrabandeados, além de estarem com a situação cadastral na Receita Federal como inapta ou baixada. Em alguns casos, os produtos eram expostos nas vitrines ou escondidos sob os balcões, sendo vendidos de forma disfarçada aos clientes.

Além da venda nos estabelecimentos físicos, a Polícia Federal revelou que algumas das empresas investigadas utilizavam sites e redes sociais para comercializar os dispositivos contrabandeados, ampliando assim a rede de distribuição ilícita.

Os cigarros eletrônicos apreendidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Macaé, onde as investigações continuarão. Posteriormente, os produtos serão encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos legais.

Os responsáveis pelos estabelecimentos investigados, bem como outros envolvidos, poderão responder pelo crime de contrabando, cuja pena máxima pode chegar a cinco anos de prisão. A operação segue com o objetivo de desarticular a rede de contrabando na região.

Comments (0)
Add Comment