Total representa a soma do principal rendimento bruto mensal da população autodeclarada preta e parda, multiplicada por 13 meses
A pesquisa Consumidores Negros, realizada pela Preta Hub/Instituto MAS Pesquisa/Oralab, revelou que a população negra no Brasil soma uma renda total de R$ 1,46 trilhão. O estudo foi elaborado dentro do “Projeto Sintonia com a Sociedade”, da Rede Globo, e encomendo pela emissora. O resultados foram apresentados no Festival Negritudes, evento realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, por ocasião do Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado nesta segunda-feira (20).
O total representa a soma do principal rendimento bruto mensal da população autodeclarada preta e parda, multiplicada por 13 meses, ou seja, considerando-se o 13º salário. A base dos números foram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) de 2022.
Segundo Jefferson Mariano, analista técnico do IBGE e integrante da equipe que realizou a pesquisa, o R$ 1,46 trilhão é o volume que circula por ano pelas mãos de consumidores negros e negras no Brasil. Mariano destaca, ainda, que o valor poderia ser superior, pois há cerca 1,4 milhão de trabalhadores negros que possuem uma segunda fonte de renda.
“Essa pesquisa vem afirmar que vivemos um outro momento do movimento negro, no qual se insere o afro consumo e suas mais variadas fases, dentre as quais o audiovisual. A população negra é a que mais consome produção de streeming e a Rede Globo foca este mercado de trilhões de consumo”, afirma Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub, e Fundadora da Feira Preta – o maior evento de cultural e de Afro consumo da América Latina.
Por Redação RBA