A pesquisa aponta também que 53% dos brasileiros aprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 40% desaprovam
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 37% de aprovação (ótimo ou bom) e 28% de reprovação (ruim ou péssimo). Outros 32% consideram a gestão regular. Os dados são da mais recente pesquisa nacional Ipec, divulgada nesta sexta-feira (9)
A aprovação do governo oscilou para baixo em relação ao levantamento anterior, em abril, quando o grupo que classifica a administração do petista como “boa” ou “ótima” era de 39%. Já as avaliações “ruim” ou “péssima” variaram na direção oposta, pois eram de 26%. Os que consideravam a gestão “regular” eram 30%.
Apesar de todas as variações estarem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, os números indicam uma tendência negativa da opinião pública em relação ao Executivo federal neste primeiro semestre.
Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, 17 pontos percentuais separavam os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos. Hoje, essa distância está em nove pontos.
A pesquisa aponta também que 53% dos brasileiros aprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 40% desaprovam.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ipec entrevistou 2.000 pessoas de 1º e 5 de junho em 127 municípios do país.