PELO MENOS 281 FICAM FERIDOS APÓS EXPLOSÃO EM PORTO DE BANDAR ABBAS, NO IRÃ

Explosão ocorreu quando o Irã iniciou uma terceira rodada de negociações nucleares com os EUA em Omã, embora a causa da explosão não tenha ficado clara

Reuters – Pelo menos 281 pessoas ficaram feridas depois que uma grande explosão atingiu o porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, no sábado, informou a mídia estatal.

A explosão ocorreu quando o Irã iniciou uma terceira rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos em Omã, embora a causa da explosão não tenha ficado imediatamente clara.

“A origem deste incidente foi a explosão de vários contêineres armazenados na área do cais do Porto Shahid Rajaee. Estamos evacuando e transferindo os feridos para centros médicos”, disse um funcionário local de gerenciamento de crises à TV estatal.

Citando o porta-voz dos socorristas, a TV estatal noticiou que pelo menos 281 pessoas ficaram feridas. Ainda não está claro se houve mortes.

A agência de notícias semioficial Tasnim publicou imagens de homens feridos deitados na estrada sendo atendidos em meio a cenas de confusão.

Esforços estavam em andamento para extinguir um incêndio significativo, com a alfândega do porto dizendo que os caminhões estavam sendo evacuados da área e que o pátio de contêineres onde a explosão ocorreu provavelmente continha “produtos químicos e produtos perigosos”.

A TV estatal disse que “negligência no manuseio de materiais inflamáveis foi um fator que contribuiu” para a explosão.

As instalações petrolíferas não foram afetadas pela explosão, já que a Companhia Nacional Iraniana de Refino e Distribuição de Petróleo emitiu um comunicado dizendo: “A explosão e o incêndio no Porto Shahid Rajaee não têm conexão com refinarias, tanques de combustível, complexos de distribuição e oleodutos relacionados a esta empresa.”

A grande explosão quebrou janelas em um raio de vários quilômetros, informou a mídia iraniana, com imagens compartilhadas online mostrando uma nuvem em forma de cogumelo se formando após a explosão.

A agência de notícias Fars informou que a explosão foi ouvida em Qeshm, uma ilha a 26 quilômetros (16 milhas) ao sul de Bandar Abbas.

Em 2020, computadores no mesmo porto foram atingidos por um ataque cibernético que causou congestionamentos massivos em vias navegáveis e estradas que levam à instalação. O Washington Post noticiou que Israel, arqui-inimigo do Irã, parecia estar por trás do incidente como retaliação a um ataque cibernético iraniano anterior.

Não houve comentários imediatos dos militares israelenses ou do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quando questionados sobre se Israel estava de alguma forma envolvido na explosão.

Comments (0)
Add Comment