Novo incidente ocorreu devido a um caderno de questões que circula em grupos de WhatsApp antes do horário permitido
No segundo domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, uma suposta prova voltou a circular em grupos de WhatsApp antes do horário permitido para saída dos estudantes, que é a partir das 18h. O jornal O Globo recebeu um arquivo em PDF contendo todas as páginas da prova amarela do Enem 2023 às 17h e acionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Diferentemente do primeiro domingo, a circulação desta vez envolveu um arquivo em PDF, e não fotos. Ainda de acordo com a reportagem, professores que fizeram o exame confirmaram se tratar de um caderno de questões idênticas ao utilizado na aplicação.
Os portões do Enem fecham às 13h, com a prova iniciando às 13h30. Os alunos podem sair a partir das 15h30, mas sem acesso ao conteúdo do exame, o que só é permitido para quem deixa os locais de prova a partir das 18h.
A Polícia Federal já identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões do Enem 2023 durante o primeiro domingo de aplicação, em 5 de novembro. O Inep informou que, após apurações, não há registro de envios do conteúdo da prova antes do horário estipulado para o início da aplicação.
Os investigadores ouviram pessoas acusadas de irregularidades em várias cidades do país, incluindo Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). As diligências continuam no Rio Grande do Sul e no Ceará. A operação também apreendeu materiais suspeitos em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).
Por Brasil 247