PEÇA ‘BRINQUEDOS CONSERTADOS’ ESTREIA, NO DIA 19, NO TEATRO DOS GRANDES ATORES, NA BARRA

Peça foi adaptada por Domingos de Oliveira, em 1977, para se comunicar com a sua filha Mariana. Domingos só escreveu dois trabalhos para crianças, sendo este o primeiro

O Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, recebe de 19 de outubro a 24 de novembro, sempre às 16h, a peça infantil Brinquedos Consertados. A peça é um dos dois trabalhos de Domingos de Oliveira no gênero. O dramaturgo se aventurou no universo infantil para se comunicar com a filha Mariana, na época com quatro anos.

Brinquedos Consertados é uma adaptação para o teatro, de 1977, da peça escrita inicialmente para TV, em 1963. Para Domingos de Oliveira, o teatro infantil representava um grande desafio, assim conquistar e manter a atenção das crianças.

A montagem resgata, de forma lúdica, os brinquedos simples e criativos, que despertam a fantasia infantil, por meio uma experiência mais sensorial, onde o afeto se sobrepõe à imagem.

O texto é o primeiro de Domingos para o público infantil. No trabalho, o dramaturgo procura a inocência do olhar da criança, a partir de uma construção narrativa influenciada pelas histórias de Hans Christian Andersen, de quem era profundo admirador.

Após 30 anos de trabalho com Oliveira, o diretor do espetáculo, Fernando Gomes, achou o texto em uma das suas gavetas, por acaso. A peça lhe havia sido entregue por Domingos Oliveira há anos, Os cinco anos de ausência de Domingos fizeram Fernando retornar às páginas digitadas pelo mestre.

“Achar esse texto, nesse momento, pareceu um sinal para realizar o projeto”, diz Fernando, complementando: “A inocência, como o amor, é um estado de alma que permite ver o mundo como ele é, como Deus o fez, e que todos nós a tivemos sob nossa posse”, assim pensava Domingos de Oliveira, disse o diretor.

Sinopse

O velho Gepeto tem uma oficina de brinquedos. Em uma manhã, se depara com três brinquedos quebrados deixados em sua porta. Ao trazê-los para dentro, como num passe de mágica, os brinquedos ganham vida e contam que viviam na casa de um menino pobre e que não tinha condições de consertá-los, então fugiram de lá.  Gepeto decide consertá-los.  Depois de prontos, os três brinquedos – o palhaço, o ursinho de pelúcia e o tambor – negam-se a voltar para a casa de seu dono, tendo em vista que o menino era tão pobre que não pode consertá-los, e são vendidos para um outro menino, este muito rico, porém sem nenhum apreço pelos brinquedos que possui. Lembrando do carinho que tinham com o menino pobre, os três resolvem fugir novamente, mas dessa vez de volta aos braços do menino pobre, que os recebe com imensa alegria na noite de Natal!

O espetáculo tem patrocínio da Caçula, Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual De Incentivo à Cultura.

Os Ingressos custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia) e podem ser comprado no site Divertix.

Comments (0)
Add Comment