Ator Tom Cruise conduziu bandeira olímpica no Stade de France
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim neste domingo (11) com uma cerimônia grandiosa no Stade de France. O bastão olímpico foi passado para Los Angeles, que sediará os Jogos de 2028, marcando o início da contagem regressiva para o próximo evento.
A cerimônia começou com a transferência do fogo olímpico, conduzido pelo nadador francês Léon Marchand, que brilhou com quatro ouros na competição. No estádio, a bandeira brasileira foi carregada por Duda e Ana Patrícia, campeãs do vôlei de praia, e Victoria Borges, que participou da ginástica rítmica apesar de uma lesão.
O último pódio olímpico foi o da maratona feminina, onde a holandesa Sifan Hassan, naturalizada e muçulmana, ganhou o ouro. O espetáculo visual incluiu a projeção da estátua da deusa Nike e uma performance do artista francês tocando piano verticalmente. A banda Phoenix e outros artistas, como Billie Eilish e Snoop Dogg, animaram o público.
Thomas Bach, presidente do COI, fez um discurso destacando a importância dos Jogos para a promoção da paz e a igualdade de gênero. A bandeira olímpica foi entregue por Anne Hidalgo, prefeita de Paris, à prefeita de Los Angeles, Karen Bass, acompanhada por Simone Biles.
A cerimônia terminou com o apagamento da chama olímpica, simbolizado por um grupo de atletas dos seis continentes. A cantora francesa Yseult encerrou o evento com a canção “Comme d’habitude”, que inspirou o clássico “My Way” de Frank Sinatra.