PARATY INICIA OFICINAS DE ARTESANATO E BIOJOIAS COM RESÍDUOS DE PESCA

Uso de resíduos de pesca em artesanato e biojoias cresce em todo o país contribuindo para a geração de renda nas comunidades pesqueiras

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Pesca em parceria com a UERJ e a UNIMAR realizarão oficinas de artesanato e biojoias que acontecerão a partir de hoje, dia 17, até o dia 19 de maio de 2024 na secretaria Municipal de Pesca, na base da UNIMAR, localizada na rua da Floresta, N° 46, Chácara da Saudade (Antigo Jair da Silva).

Será ofertada uma capacitação de 3 (três) dias, ensinando a arte da confecção de bijuterias com o aproveitamento de resíduos da pesca para produção de artesanatos e biojoias, fomentando a economia local de forma sustentável. Inscrições foram feitas na secretaria de Pesca das 9h às 12h e, também, por e-mail unimarparaty@gmail.com ou por formulário online.

A iniciativa está sendo promovida pela prefeitura em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Unimar. O objetivo é ensinar a arte de bijuterias e artesanatos com os resíduos da pesca, ajudar na economia local e promover ações sustentáveis.

Aproveitamento de resíduos de pesca

Uma das opções é o uso de escamas de peixe. Segundo um artigo de autoria de Juliana Maria Aderaldo Vidal-Campello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, as políticas públicas pesqueiras no Brasil caminham lentamente na direção ao desenvolvimento. Cada período por que passou trouxe a sua própria solução, que diversas vezes se mostraram equivocada e excluinte do ponto de vista dos principais envolvidos – os pescadores.

Comments (0)
Add Comment