Há cerca de 15 mil anos, os primeiros contatos aconteceram no Continente Asiático. Desde então já se sabe que os cães tem forte ligação com os Lobos. Fazem parte da natureza ancestral, por serem descendentes diretos dos lobos.
Mesmo sendo um animal domesticado, ele nunca vai deixar os instintos totalmente para trás.
Eles são sociáveis por natureza, e tem como instinto fazer parte de um grupo, e hoje são Pets. A sua turma são seu dono e família.
Os cães ao se encontrarem começam a se cheirar, pois o olfato deles é uma das armas desse bichinho para saber Quem é Quem.
Dependendo da personalidade dele e da recepção do bando, pode ser que comece a latir.
Para socialização, eles precisam brincar com os donos ou com outros da mesma espécie. Por isso considere passear com seu Pet em lugares como cachorródromos.
Hoje em dia devemos levar em conta que a maioria dos cachorros são domesticados.
Tutores que prestam atenção nesses detalhes podem desfrutar de uma convivência muito mais harmônica e prazerosa com o peludo. Importante entender qual é o coletivo de cães e esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto. Isso faz parte de conhecer cada vez mais o animal que é membro da sua família.
Para seu Pet ser socializado com outros cães.
Não comece colocando seu pet dentro de um espaço com vários cachorros, onde ele não está acostumado, só vai aumentar o estresse dele.
Primeiro precisa deixar que ele observe os cães à distância. Aos poucos, vá se aproximando, mantendo sempre sua energia positiva, porque os animais sentem quando estamos com medo ou raiva.
Quando o contato estiver próximo, sem tirar a coleira, deixe que façam a aproximação.
Os pets se conhecem e se “cumprimentam” cheirando o rabo um do outro.
Conhecer os diversos comportamentos do cachorro é essencial para todos os tutores.
Eles dependem de você colocá-lo para que se socializem.
Conhecer os diversos comportamentos do cachorro é essencial para todos os tutores.
Por Mariza Silva Souza/Gazeta Rio