PAPO DE BOLEIRO

“CORTE FISCAIS NA ARGENTINA PODEM INTERFERIR NO FUTEBOL”

O atual governo da Argentina vem implementando uma política de cortes na tentativa de fazer um ‘’Estado menor’’, passando para a iniciativa privada o controle do mercado. Essa política ultra liberal tem gerado uma onda de protesto da população em função da alta da infração e o desabastecimento dos serviços públicos.
Na área dos esportes, mais especificamente no futebol, há uma briga entre o presidente Javier Milei e a AFA – Associação de Futebol Argentino. Em 2023 Milei fez um decreto que alterou a economia. O pacote de mudanças no futebol alterou a lei geral de sociedades, desde 1984, quando foi criada. A alteração das associações esportivas tornou-se sociedades anônimas. A outra briga foram os cortes dos incentivos (impostos).
Segundo o presidente da AFA, com os cortes de empréstimos e refinanciamento de dívidas, abre caminho para a entrada das SADS – sociedade anônima desportiva no futebol Argentino. As SADS são similares as SAFs no brasil.
O presidente Milei prometeu fazer uma auditoria na Associação de Futebol Argentino.
A FIFA proíbe que qualquer governo interfira nas ações das entidades afiliada a ela, já que no estatuto da entidade máxima do futebol prevê sanções para as entidades que organizam o futebol nos países sejam vistoriadas por seus governos.
Por: Amaury Oliveira

Comments (0)
Add Comment