PAPA FRANCISCO DIZ QUE QUASE FOI ASSASSINADO NO IRAQUE EM 2021

Autobiografia de Francisco afirma que inteligência britânica e polícia iraquiana frustraram dois planos de atentados contra o papa em 2021

Papa Francisco afirma, em nova autobiografia, que escapou de uma tentativa de assassinato em 2021, durante uma visita ao Iraque. O trecho do novo livro foi compartilhado nesta terça-feira (17/12) pelo jornal italiano Corriere della Sera, em comemoração aos 88 anos de vida do papa.

Francisco afirma, no texto, que havia sido aconselhado “por quase todo mundo” a não viajar até o Iraque, tanto porque a Covid ainda se alastrava pela região quanto pelos riscos de segurança, que eram altos, especialmente em Mosul, cidade devastada por militantes do Estado Islâmico.

“Mas eu queria ir em frente. Sentia que tinha de fazê-lo. Eu disse que sentia a necessidade de visitar nosso avô Abraão, o ancestral comum de judeus, cristãos e muçulmanos”, escreveu o pontífice.

O papa conta que, assim que pousou em Bagdá, foi informado pelo departamento de segurança do Vaticano que os serviços secretos britânicos e a polícia iraquiana haviam identificado que uma mulher “cheia de explosivos” – a qual o Papa Francisco chamou de “uma jovem kamikaze” -, estava a caminho de Mosul para se explodir durante a visita papal. Além da mulher, uma van transportava explosivos “rapidamente, com a mesma intenção”, relatou.

Ainda na publicação, o pontífice disse que mais tarde perguntou à segurança do Vaticano o que havia acontecido com os homens-bomba. “O comandante respondeu laconicamente: ‘Eles não estão mais aqui’”, escreveu o Papa.

“A polícia iraquiana os interceptou e os fez explodir. Isso também me atingiu: até mesmo este é o fruto venenoso da guerra.”

Na época, cerca de 10 mil policiais iraquianos foram mobilizados para proteger o Papa e toques de recolher foram impostos para limitar a propagação da Covid-19. Ao todo, o Francisco visitou seis cidades iraquianas em três dias de viagem. Desde de 2013, quando assumiu o cargo de líder religioso, Francisco esteve em mais de 40 viagens ao exterior.

A nova autobiografia do Papa Francisco, intitulada Spera (Esperança, em português) originalmente havia sido planejada para ser publicada após a morte do pontífice. Entretanto, a publicação foi adiantada para coincidir com o início do jubileu de 2025 – um ano de celebrações para os católicos, ao redor do mundo, se reconectarem com sua fé e deve sair em janeiro de 2025.

Por Madu Toledo –  Metrópoles

Comments (0)
Add Comment