PALÁCIO TIRADENTES RECEBE EXPOSIÇÃO DE ARTISTA QUE TRANSFORMA OBJETOS SIMPLES EM OBRAS DE ARTE

No acervo da exposição “Expo Arte Objetos Concretos: Do Cotidiano à Arte”, 40 obras expressam a trajetória de Robson Sales em mais de 35 anos de trabalho

Por  Larissa Ventura

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recebe a exposição  “Expo Arte Objetos Concretos: Do Cotidiano à Arte”, de Robson Sales. A mostra ficará em cartaz de 05 de outubro a 10 de novembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. No acervo, 40 obras expressam a trajetória do artista em mais de 35 anos de trabalho. Autodidata nas artes plásticas, ele tem o dom de transformar objetos simples em obras de arte de forma criativa. A entrada é gratuita.

Essa já é a terceira exposição no Palácio Tiradentes desde a sua reabertura, em abril deste ano. O Tiradentes já foi palco de espetáculos e eventos neste período, além de oferecer visita guiada diariamente para o público. Isso mostra o quanto a Alerj está cada vez mais próxima do cidadão, exercendo as funções legislativas e sendo também um polo irradiador de arte e cultura”, comemora Fernanda Figueiredo, Diretora de Cultura da Alerj.

A arte de Sales é marcada pela transformação. O artista utiliza objetos descartados, como cadeados, fios, cabides, garrafas, troncos de madeira, panelas, e os transforma em obras criativas.

 “Meu trabalho tem o intuito de provocar uma reflexão sobre o reaproveitamento de materiais, gerando discussões sobre a ressignificação de cada peça e de como elas podem adquirir uma nova vida”, destacou ele. Entre as obras, grande influência, em especial nas pinturas, da técnica assemblage – termo francês usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais – apropriando-se de formas e cores exclusivas.

Serviço
Expo Arte Objetos Concretos: Do Cotidiano à Arte
Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/n°, Praça XV. Centro.
Segunda a sexta-feira. Das 10h às 17h. Em cartaz de 05 de outubro a 10 de novembro . O acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, atrás do palácio.

Comments (0)
Add Comment