A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) inaugurou na terça-feira (08) no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, a Exposição “O Carnaval Que Ninguém Vê” – a mostra traz o olhar do fotógrafo italiano Ricardo Giovanni sobre os desfiles da Marquês de Sapucaí. O acervo do artista foi criado após oito anos de trabalho acompanhando a Série Ouro e o Grupo Especial do Carnaval carioca, e a mostra reabre a temporada de exposições temporárias do Palácio.
Em painéis de grande porte, o acervo destaca sorrisos de euforia, lágrimas, além de detalhes das maquiagens e do figurino, valorizando quem realmente faz a magia do Carnaval acontecer. Aa mostra é fruto da técnica de interpretação monocromática, onde o artista explora os conceitos do hiper-realismo, tridimensionalidade e textura.
O resultado é um olhar sensível, que captura o maior espetáculo da Terra de uma maneira humana e jamais vista. Para criar uma imersão ainda maior, um código de barras especial está posicionado nos pedestais das telas, permitindo que o visitante ouça em seu celular o samba que tocava no momento da foto.
Impressa em tecido, a exposição é uma promoção da agência de gestão cultural Pronto RJ e conta com a curadoria de Fabiana Amorim e o apoio da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Segundo o fotógrafo Ricardo Giovanni, a exposição revela ao público a emoção e dedicação por trás da festa mais popular do país. “Eu descobri uma paixão verdadeira, honesta, sincera. Isso que eu queria fotografar e mostrar ao mundo. Cada rosto desses têm por trás emoção, dedicação e talento. Famílias que passam gerações no carnaval. O resultado foi até melhor do que esperei”, revela.
A musa do carnaval Mylla Ribeiro emocionou-se ao ver sua foto na exposição. A imagem é um registro do carnaval de 2019, quando ela desfilava pela Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. “Eu lembro exatamente o momento em que fiz essa expressão. Eu estava muito feliz e lembro disso quando olho para a foto. É muito gratificante ver esse momento retratado”, disse.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, as exposições vão aproximar a população do Palácio. “É uma maneira de mostrar a diversidade cultural do estado e quem está aqui. Além de ter acesso à exposição temporária, acaba conhecendo a história do Legislativo. Tudo de forma gratuita”, ressalta Fernanda, observando que o Palácio Tiradentes exibirá outras mostras para que sejam apreciadas pelo público que visita o prédio histórico.
Serviço:
Data: de 08 a 31 de agosto
Horário: das 10h às 17h
Local: Palácio Tiradentes / Rua Primeiro de Março, s/n°, 3º andar, Centro – RJ.
Entrada Franca
Classificação: Livre
Contato: (21) 2588-1000 / 1251
Por Thiago Lontra