PALÁCIO TIRADENTES CELEBRA 99 ANOS COM VISITA TEATRAL GRATUITA NO CENTRO DO RIO

O Palácio Tiradentes comemora 99 anos com visita teatral gratuita no dia 6 de maio, oferecendo sessões especiais que resgatam momentos históricos da política brasileira.

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), celebra seus 99 anos no dia 6 de maio com uma programação especial. Para marcar o início das comemorações rumo ao centenário, o espaço promoverá uma visita teatralizada inédita, gratuita e aberta ao público.

Durante o evento, serão realizadas seis sessões ao longo do dia, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. A distribuição de senhas ocorrerá na entrada principal do Palácio, localizada na Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV.

O roteiro da visita destaca momentos marcantes da história do prédio, abordando desde sua construção e funcionamento como sede da Câmara Federal até a transformação em sede da Assembleia Legislativa. Durante o percurso, o público poderá interagir com personagens históricos como o arquiteto Archimedes Memória, o deputado e escritor Jorge Amado, a ativista Almerinda Gama e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

O passeio, com duração aproximada de 40 minutos, inclui passagem pelas escadarias da Rua Primeiro de Março, o Saguão Getúlio Vargas, o Salão Nobre, a Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e corredores históricos.

“O Palácio Tiradentes é a Casa do Povo e uma grande referência política e cultural do Rio de Janeiro. Desde a sua reabertura, em 2023, voltou a ser um importante agente para a revitalização do Corredor Cultural do Centro do Rio, recebendo milhares de visitantes ao mês. A partir deste aniversário de 99 anos, o edifício se prepara para o seu centenário e a primeira programação especial é a visita teatralizada temática, que apresenta a história do Parlamento de forma lúdica e interativa”, afirma Fernanda Figueiredo, Diretora de Cultura da ALERJ.

99 anos de história

O Palácio Tiradentes ocupa o terreno da antiga “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso antes de ser enforcado em 1792. Após a demolição da cadeia, o novo edifício foi construído e inaugurado em 6 de maio de 1926, tornando-se palco de importantes capítulos da história brasileira, como sede do Parlamento nacional até 1960, quando a capital foi transferida para Brasília.

Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, o Palácio passou a abrigar a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, consolidando-se como um símbolo da política e da cultura fluminense.

Serviço:

99 anos do Palácio Tiradentes

Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV, Centro do Rio

Data: 06 de maio

Sessões: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h

Entrada: Gratuita (distribuição de senhas na entrada principal)

Informações: cultura@alerj.rj.gov.br

Comments (0)
Add Comment