A Prefeitura vai formalizar, na próxima semana, um pedido para que o Rio de Janeiro seja reconhecido como “capital honorária” e “cidade federal” do Brasil. O prefeito Eduardo Paes sugeriu ao presidente Lula que a medida seja adotada por decreto.
A informação foi publicada primeiro pelo Jornal O Globo e obtida pelo portal g1, que teve acesso ao estudo interno da prefeitura.
Segundo a assessoria da prefeitura, o título tem valor simbólico e não altera a posição do Rio de Janeiro no cenário federal. Porém, oficializa a cidade como principal cartão postal do país e tem o papel de valorização do município.
O Rio é reconhecido como primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana desde julho de 2012.
Ainda de acordo com o poder municipal, o pedido já foi discutido entre o prefeito Eduardo Paes e o presidente Lula.
Medidas
O documento destaca o papel importante do Rio como porta de entrada e imagem do país ao sediar diversos eventos relevantes internacionalmente, como a Eco 92, as Olimpíadas de 2016 e a reunião do G20. Ele também ressalta a projeção internacional de eventos como o Carnaval, o Réveillon e o Rock in Rio.
O pedido cita soluções que outros países, como Alemanha, África do Sul, Bolívia, Turquia e Suíça, deram para questões semelhantes.
Além do reconhecimento como capital honorária e cidade federal, a solicitação conta com uma série de sugestões. Entre elas estão:
- Proibição de transferência de órgãos federais para Brasília;
- Reativação de gabinetes culturais;
- Volta da Embratur para o Rio de Janeiro;
- Criação de comitê de gestão do patrimônio federal;
- Garantir a manutenção e funcionamento de hospitais federais;
- Retomada de obras abandonadas;
- Reconstrução de monumentos simbólicos.
O documento sugere que a data para o decreto seja a reunião dos BRICS, prevista para julho deste ano e que o local escolhido seja o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, sede do Ministério da Cultura.
Capital
A cidade do Rio de Janeiro foi capital do Brasil durante parte do período colonial, império e um trecho da república.
A capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro em janeiro de 1763. O status de principal centro do país foi reforçado em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa, escapando da expansão de Napoleão na Europa. Com isso, o Rio se tornou a capital do reino português.
Depois da independência, em 1822, a cidade seguiu como o foco do poder. D. Pedro I e D. Pedro II administraram o reino direto do Rio de Janeiro.
O município seguiu como capital durante parte do período republicano, desde a proclamação em 1889, que aconteceu no Campo de Santana, na região central, até a transferência da capital do país para Brasília, em 21 de abril de 1960.
por Cristina Boeckel – G1