Plantação de árvores nativas da Mata Atlântica aconteceu no último dia 14
A manhã da última quarta-feira, dia 14 de junho, foi marcada por um plantio pelos pacientes do CAPS AD no Monte Guararapes, conhecido também como Monte Horebe. Para manter a preservação, o local recebeu árvores nativas da Mata Atlântica. A atividade foi promovida pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.
A parceria com a saúde, pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, é uma forma de unificar trabalhos entre diferentes pastas de Mesquita. No CAPS AD, por exemplo, a equipe multidisciplinar já costuma organizar oficinas terapêuticas. Uma delas é a de Práticas Corporais, que representa uma ferramenta terapêutica importante na promoção da saúde, reabilitação psicossocial, inclusão social dos pacientes em tratamento de álcool e drogas.
“A atividade é realizada normalmente às quartas-feiras. Nelas, são ministrados exercícios físicos, jogos, brincadeiras e atividades recreativas que podem ser dentro ou fora da unidade. E ainda passeios culturais, que é uma forma de dar continuidade à manutenção do cuidado e trabalhar a redução de danos. Essa é a lógica de cuidado dentro desse serviço”, explica a educadora física do CAPS AD, Adriana Queiroz.
P. G., de 37 anos, teve a chance de plantar a sua primeira árvore. Animada, ela comemora a oportunidade. “Já vim aqui várias vezes com o pessoal da igreja para orar. Mas essa é a primeira vez que me atentei às questões da natureza. Hoje, plantar foi maravilhoso. Quando eu vier novamente, vou dizer que fui eu que plantei aquela árvore ali”, diz ela, que é usuária do CAPS AD.
Ações como esse plantio contribuem para que o município se destaque nas questões ambientais. Um exemplo são os indicativos do ICMS Ecológico, que premia as cidades com as melhores práticas ambientais. Hoje, Mesquita ocupa a quinta classificação no estado do Rio de Janeiro nesse tributo.
“Realizamos constantemente plantios naquela área para consolidação. Mas, nas intervenções de obras, a região não é degradada. Ou seja, não são retiradas árvores com as reformas. Porque a preservação é mantida”, indica Fábio Villas Bôas, engenheiro agrônomo da prefeitura.
Reformas
É importante destacar que o Monte Horebe (Guarapapes) recebe intervenções para a potencialização da área. O lugar ganhará guarita, fonte de água, santuário e outros espaços. As reformas possibilitarão mais segurança e comodidade aos munícipes que visitarem o monte para fins turísticos e manifestações religiosas. Esse é um dos locais que fazem parte das unidades de conservação municipais, que são áreas ambientalmente protegidas e que ocupam mais de 50% do território de Mesquita.
Por: Redação