Objetivo foi dar orientações sobre como identificar, lidar e prevenir a prática no ambiente escolar, além de explicar sobre lei que criminaliza as agressões
Volta Redonda – A Secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop) promoveu, na segunda-feira (23), uma palestra sobre bullying, que se refere a atos repetitivos de agressão e intimidação direcionados a uma mesma pessoa. O evento reuniu cerca de 170 alunos de 11 a 17 anos do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), realizado nas dependências da escola, localizada no bairro Retiro. O intuito foi orientar os jovens sobre como identificar, enfrentar e prevenir o bullying, além de apresentar a legislação que penaliza essa prática.
A palestra foi conduzida pelo secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, e pelo corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha. Eles esclareceram que o bullying pode manifestar-se através de agressões físicas, verbais ou sociais/morais, inclusive no ambiente virtual, conhecido como cyberbullying.
“Para combater essa prática, especialmente nas escolas, a educação é fundamental. Compartilhamos informações sobre identificação, prevenção e a legislação pertinente. Este é um movimento para que os alunos se tornem aliados da Segurança Pública, promovendo respeito e empatia entre eles”, enfatizou o coronel Henrique.
O diretor do IPE, Pedro Ramposo, destacou que a unidade solicitou a palestra para reforçar o papel da escola na formação integral dos alunos e na promoção de valores cidadania e respeito à vida.
Recentemente, a lei nº 14.811/2024 classificou o bullying como crime, visando coibir essa prática nas escolas e no ambiente virtual. As penalidades variam de multas a reclusão de 2 a 4 anos no caso de cyberbullying.