OPERAÇÃO MIRA LAVAGEM DE DINHEIRO DO TRÁFICO NA MARÉ; MORADORES RELATAM TIROTEIO

Agentes cumprem mandados no Rio, Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até o momento, 11 pessoas foram presas e uma mulher baleada

Rio – A Polícia Civil realiza, nesta terça-feira (9), uma ação contra a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Agentes cumprem 26 mandados de prisão no Rio e no Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A segunda fase da Operação Rota do Rio mira criminosos das comunidades Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte. Segundo relatos, houve intenso confronto na região no início da manhã. Até o momento, nove alvos e outros dois suspeitos foram presos e uma mulher foi baleada.

De acordo com moradores, cerca de 50 viaturas, além de veículos blindados circulam pelas comunidades, na manhã desta terça-feira. Em imagens que circulam nas redes sociais, também é possível ver os policiais civis percorrendo ruas da Maré à pé e armados. 

A Polícia Civil informou que, ao chegaram à comunidade, os agentes foram atacados a tiros e houve confronto. Após os disparos, as equipes encontraram uma mulher baleada na perna, socorrida por um médico da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Ela foi levada para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Por conta do confronto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta terça-feira. Já CF Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 22 unidades escolares da municipal foram impactadas no Complexo da Maré. Já a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que, até o momento, duas escolas da rede estadual precisaram ser fechadas por conta de operações policiais na região. 

A ação é realizada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). A região onde a operação acontece é dominada por traficantes do Comando Vermelho (CV). Até o momento, um dos alvos no Rio foi preso em Mesquita, na Baixada Fluminense. Dibh Pereira Moubayed estava com uma tornozeleira eletrônica, por crimes da Lei Maria da Penha, e tinha anotações por tráfico de drogas. Além deles, dois suspeitos foram presos em flagrante na Maré. Outros seis mandados foram cumpridos no Amazonas e dois em São Paulo.

POR: O DIA

Comments (0)
Add Comment