OPERAÇÃO EMBARGA 37 ÁREAS POR DESMATAMENTO ILEGAL

Por meio da Operação Mata Atlântica em Pé, o Governo do Estado do Rio de Janeiro embargou 37 áreas no estado na última semana devido a desmatamento ilegal, envolvendo cerca de 41 hectares de propriedades particulares. A ação foi conduzida pela Secretaria de Estado do Ambiente (Seas), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ).
Em 2023, o Inea implementou a medida cautelar de embargo remoto e o Sistema Estadual de Áreas Embargadas no estado. Por meio de imagens de satélite de alta resolução fornecidas pelo MapBiomas, as autoridades monitoram e suspendem à distância atividades que causam danos ao meio ambiente, como parte do programa Olho no Verde. Este programa é uma ferramenta estratégica da pasta ambiental estadual para o combate ao desmatamento.
Ação e penalidades
As equipes do programa Olho no Verde localizaram remotamente propriedades com indícios de atividades ilegais. Como resultado, 29 proprietários foram autuados. Além das penalidades administrativas, como restrições ao registro de propriedades rurais e acesso a crédito financeiro, os responsáveis poderão responder judicialmente pelos crimes ambientais constatados.

Comments (0)
Add Comment