ONG DA BAIXADA FLUMINENSE ENSINA CRIANÇAS A MONTAR TEATRO DE BONECOS

Alunos da ‘Sim, eu sou do meio’ aprendem desde a construir os títeres até movimentá-los.

Alunos de uma ONG de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, estão aprendendo do zero a montar um teatro de bonecos. A “Sim, eu sou do meio” ensina todas as etapas, da construção dos títeres até a movimentação dos personagens na peça — um boneco exige três pessoas para “andar”.

“Eles trabalham tudo: recorte de madeira, modelagem, pintura, espuma, desenhos, desenho técnico, criação de vozes, escrita, interpretação textual”, descreveu a professora Juliana Werneck, coordenadora artística e pedagógica do projeto.

As professoras já começaram a desenvolver o roteiro do espetáculo final com os alunos. As próprias crianças escolheram abordar o racismo na peça.

A ONG oferece diversos cursos, como o de bufê corporativo, e as alunas têm acesso a um vale-gás.

“Nossa missão aqui é tirar Belford Roxo da invisibilidade social, econômica e política. E aí, dentro da parte social, a gente trabalha na perspectiva de assistência às famílias. A gente tem vários cursos aqui de qualificação profissional, principalmente pensando nas mulheres e nas suas crianças”, disse Débora Silva, gestora da ONG.

O projeto começou no quintal de uma casa. Agora, está com uma estrutura bem maior no Centro da cidade. Durante a pandemia, a ONG foi fundamental para alimentar mais de 20 mil pessoas. Hoje a “Sim, eu sou do meio” trabalha com 15 oficinas e cursos profissionalizantes, atendendo mais de 300 famílias.

Por Ben-Hur Correia e Rafael Avelino, TV Globo

Comments (0)
Add Comment