O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 2,2% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas altas temperaturas registradas em todo o país. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que apontou o setor de saneamento básico como o principal responsável pelo aumento, com um crescimento de 56% na demanda.
De acordo com a CCEE, o calor intenso do mês levou ao maior uso de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e sistemas de abastecimento de água, destaca reportagem do site NSC Total. “O aumento do consumo passou a ser mais significativo a partir da segunda quinzena de janeiro, quando foram registradas temperaturas mais elevadas”, explicou a instituição. Além do saneamento básico, o setor de serviços também contribuiu para a alta no consumo de energia.
No Sul do país, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 8,2% no consumo em relação a janeiro de 2023. O Rio Grande do Sul liderou o ranking, com uma alta de 17%, seguido por Santa Catarina (7%) e Paraná (1%).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) confirmou que uma onda de calor atingiu o Rio Grande do Sul entre os dias 17 e 23 de janeiro. Além disso, o instituto alertou para uma nova onda de calor que deve começar na segunda-feira (17), afetando estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.
por 247