As obras de macrodrenagem nos bairros Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa, seguem a todo vapor. Na terça-feira (17), foram feitas intervenções na Rua General Canrobert, no Mutuaguaçu, e terraplanagem na esquina das ruas Ricardo Jorge e Capitão Crisanto Bastos, no Porto do Rosa. Ao todo, 10 ruas do projeto já receberam drenagem completa.
As intervenções, que vêm sendo feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo, estão recebendo um investimento de R$ 38 milhões e vão beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.
Mais duas ruas foram incluídas recentemente no projeto da obra, totalizanda 16 vias em transformação: Avenida Paula Lemos (parte) e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luíz, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira, Fernandes Mendonça, Inácio Feijó e uma via sem nome.
Aline Mercês, de 40 anos, é moradora do Porto do Rosa e está de mudança para uma das ruas contempladas pelas obras. Segundo ela, as intervenções vão melhorar os bairros. “Vai ser ótimo! Tem muita gente que perdeu móveis aqui quando enchia e não tendo mais isso vai ser melhor. Além disso, as ruas vão ser pavimentadas, o que vai melhorar e muito o tráfego de carros por aqui”, contou.
A intervenção, que irá englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão, integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). A região sempre sofreu com problemas crônicos de alagamentos e agora está sendo refeito o sistema de escoamento da água até a Baía de Guanabara.