Veja o que prometem os candidatos do PDT e do PL em relação a segurança, educação, saúde, transporte público, geração de emprego, assistência social, habitação e meio ambiente.
O g1 analisou os planos de governo protocolados na Justiça Eleitoral pelos candidatos que foram para o 2º turno na eleição para a Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL).
A disputa acontece no próximo dia 27 de outubro. No 1° turno, Rodrigo Neves teve 48,47% dos votos válidos (136.064 em números absolutos), enquanto Jordy teve 35,59% (99.920)
Veja a seguir, em ordem alfabética, as principais propostas dos candidatos sobre segurança, educação, saúde, transporte público, geração de emprego, assistência social, habitação e meio ambiente.
Carlos Jordy (PL)
- Educação✏️
Jordy espera zerar a fila de espera por vaga em creche construindo mais unidades públicas e buscando parcerias com creches da rede privada. A meta também prevê a criação de creches com jornada estendida.
O candidato também fala em elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Niterói. Entre as propostas estão: implementar o turno integral em todas as escolas municipais; aumentar as turmas em contraturno com atividades esportivas, culturais e de reforço escolar; implantar um sistema de planejamento incluindo avaliações internas e implementar programas de bonificação para os melhores professores.
Ainda sobre a valorização dos profissionais, o objetivo é readequar o Plano de Cargos e Salários da Educação e ampliar o número de docentes de acordo com a demanda da rede.
O plano também prevê ações de inclusão, como adaptar a infraestrutura das escolas para garantir acessibilidade a alunos com deficiência e ampliar a mediação em todas as escolas para fortalecer a inclusão escolar.
- Saúde 🏥
O plano de governo aponta para a construção de hospitais especializados em câncer e coração e propõe a abertura de outra unidade de saúde voltada para neurologia, oftalmologia e ortopedia, ampliando a oferta de serviços especializados e reduzindo o tempo de espera por consultas e cirurgias.
Além disso, o candidato quer criar um Centro de Imagem, com objetivo de ampliar a cobertura de exames, como ressonância magnética e mamografia.
Apesar de não apontar a origem dos recursos para alcançar seus objetivos, Jordy diz que pretende realizar um mutirão de cirurgias eletivas; fortalecer as Policlínicas e Unidade Básica de Saúde (UBS); ampliar a oferta da assistência fisioterapêutica, nutrição, fonoaudiologia, entre outras especialidades nas Policlínicas Regionais e Especializadas; ampliar o acesso a serviços de saúde da mulher, como pré-natal, parto e planejamento familiar; implantar um Centro Municipal Especializado para Autismo (CRMA); modernizar o sistema de saúde através da tecnologia, com a implantação do prontuário eletrônico do paciente, telemedicina e outros recursos digitais.
- Segurança 🚨
O Programa Niterói + Segura fala em ampliar o PROEIS, com o objetivo de aumentar a presença da polícia nas ruas e reduzir a sensação de insegurança, além de investir mais no Regime Adicional de Serviços (RAS) para a Guarda Municipal.
O candidato também planeja ampliar o efetivo da Guarda Municipal para mil agentes, além de ampliar a rede de monitoramento por câmeras, instalando novos equipamentos em áreas estratégicas e em todos os pontos de ônibus.
Sobre o combate à violência contra a mulher, Jordy quer lançar o Escudo Feminino, um programa dedicado à proteção e suporte às mulheres, com canal exclusivo para denúncias de violência, assistência financeira às vítimas e criação de espaços acolhedores.
- Transporte público 🚌
O plano de governo fala em oferecer tarifa zero nos ônibus municipais para a população que era beneficiada pela antiga moeda Arariboia. Jordy também quer implementar o Transporte Cidadão, com maior oferta no subúrbio, com o objetivo de incentivar o uso de transportes alternativos, reduzindo o uso de carros no centro da cidade.
O candidato fala ainda em criar pontos de ônibus em áreas com maior índice de criminalidade, com câmeras, botões de pânico e comunicação direta com o Centro Integrado de Gestão de Emergências e Segurança Pública (CIEGESP).
- Assistência social❤️🩹
O candidato quer ampliar o horário de funcionamento do restaurante popular para oferecer café da manhã e jantar. O plano de governo também fala em criar centros de tratamento e reabilitação para dependentes químicos, estabelecendo protocolos para internação voluntária e involuntária, quando necessário, em parceria com instituições que trabalhem com dependência química.
Outras ações previstas são melhorar a infraestrutura dos abrigos municipais e disponibilizar estrutura para o acolhimento de animais de estimação das pessoas em situação de rua, além de modernizar a estrutura e os equipamentos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
- Meio ambiente 🌏
O plano propõe a aplicação de soluções baseadas na natureza, como pavimentos permeáveis, criação de jardins de chuva, telhados verdes e zonas de infiltração, para aumentar a retenção natural de água. Essa é a implantação do conceito “Cidades Esponjas”, com o objetivo de aumentar a resiliência do município frente a inundações.
O candidato também propõe transformar o CIEGESP no Centro Integrado de Gestão de Emergências e Segurança Pública, para reunir as secretarias estratégicas do município no mesmo local para facilitar a tomada de decisão. A proposta visa potencializar a gestão municipal na resposta a ocorrências associadas a chuvas intensas e em outros setores.
- Habitação 🏘️
Para aumentar a oferta de moradias, o candidato propõe a ampliação do programa Compra Assistida, voltado para famílias de baixa renda, além de realizar obras de manutenção em habitações já existentes.
O plano sugere a reserva de um percentual das unidades habitacionais para pessoas em situação de rua, garantindo que essa população tenha acesso à moradia digna. O plano também propõe a realização de um programa de revitalização de moradias, com foco no Centro de Niterói, incluindo a reforma de prédios abandonados ou desocupados.
- Geração de emprego 💼
Jordy pretende combater o desemprego com a criação de Feiras de Emprego e Networking; com ações como a realização de oficinas, liberação de crédito, mentoria e consultoria para o desenvolvimento de negócios; e incentivo ao empreendedorismo.
O plano também propõe a criação de programas de estágio, aprendizagem e cursos profissionalizantes para preparar os jovens para o mercado de trabalho, além da criação de uma usina de resíduos recicláveis e do fortalecimento da indústria naval e da pesca artesanal, gerando empregos e impulsionando a economia local.
Rodrigo Neves (PDT)
- Educação✏️
Em seu plano de governo, o candidato diz que vai ampliar o tempo integral no ensino fundamental da rede municipal, além de criar o Programa de Inovação e Iniciação Tecnológica nas unidades escolares. Rodrigo Neves também se compromete em ampliar o efetivo de profissionais de apoio escolar para alunos da educação especial e oferecer formação continuada para a rede.
O documento também aponta para a expansão das Plataformas Urbanas Digitais (PUDs) para outras regiões da cidade. O programa oferece equipamentos para a capacitação da sociedade em temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Outro programa que pode ser ampliado é o Poupança Escola, que passaria a contemplar os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O projeto garante incentivo financeiro aos estudantes da rede pública municipal que integram famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
- Saúde 🏥
Rodrigo Neves defende a criação do Centro Regionalizado de Exames e Diagnóstico, com o objetivo de facilitar o acesso da população a exames e diagnósticos, agilizando o atendimento e o tratamento de diversas doenças. O candidato pretende criar a Policlínica na Região Leste e revitalizar todas as outras unidades da cidade com novos e modernos equipamentos.
Outra meta é ampliar o Programa Médico de Família para todas as regiões da cidade. Para reduzir as filas da rede de saúde pública municipal, o candidato pretende implantar um protocolo de triagem mais eficiente e um sistema informatizado de marcação de consultas.
- Segurança 🚨
Expandir o Projeto da Guarda Civil Municipal motorizada para todas as regiões da cidade e fortalecer o Programa do Patrulha Escolar na rede pública municipal são as duas propostas principais do plano de governo de Neves na área da segurança. Além disso, o candidato pretende fortalecer o Programa Niterói Presente, com o pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) para policiais militares trabalharem em períodos de folga.
No documento, o candidato também fala que pretende integrar o Sistema do Cercamento Eletrônico dos bairros ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O CISP já monitora a cidade com mais de 500 câmeras. Segundo o plano de governo, a integração do cerco eletrônico vai ampliar a vigilância e a capacidade de resposta das forças de segurança.
- Transporte público 🚌
Outra meta é reduzir a tarifa de ônibus e inserir todo o transporte coletivo da Região Oceânica no sistema de ônibus de alta capacidade (BHLS). Rodrigo também sugere buscar um acordo com o governo estadual para reduzir a tarifa da Barca de Charitas. O programa de governo também propõe obras na Alameda São Boaventura e a construção do Terminal do Caramujo, visando melhorar a infraestrutura viária e de transporte na região.
Além disso, o candidato pretende expandir a malha cicloviária em mais 100 km e ampliar o sistema de bicicletas compartilhadas por toda a cidade.
- Assistência social❤️🩹
O candidato pretende ampliar e fortalecer os serviços de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); ampliar o Programa da Moeda Social Araribóia, contemplando as famílias atípicas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); e implantar o Programa de Praia Acessível, proposta que visa garantir o acesso de pessoas com deficiência às praias.
- Meio ambiente 🌏
O plano de governo fala em aumentar o investimento em infraestrutura de monitoramento e alerta, como novos radares meteorológicos, sistemas de pluviômetros e alertas operados pela Defesa Civil, além de expandir os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Essa medida visa fortalecer a capacidade da cidade de se preparar e responder a eventos climáticos extremos.
Sem apontar os locais, Rodrigo também fala em seguir investindo em obras de contenção de encostas e reflorestamento. O plano também prevê a ampliação da capacidade de drenagem dos rios Colibri, João Mendes e Vala.
O programa ainda propõe substituir toda a iluminação da cidade por lâmpadas LED, o que resultaria em economia de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa. Apesar de não dar detalhes, o candidato do PDT também pretende fomentar a implementação de programas de energias limpas e renováveis na cidade, além de estruturar políticas para o mercado de carbono regulado.
- Habitação 🏘️
Para combater o déficit habitacional, o candidato pretende investir na construção de novas unidades habitacionais; na compra assistida, por meio de programas de subsídios e financiamento com condições especiais; e na regularização fundiária, garantindo a posse legal de terrenos e imóveis para famílias que vivem em áreas irregulares.
- Geração de emprego 💼
O programa de governo de Rodrigo Neves aposta em três pilares para alavancar a economia do município e gerar empregos: investimentos em infraestrutura e serviços públicos; fomento ao empreendedorismo e inovação; e desenvolvimento do turismo.
Por G1