O DIA NACIONAL DO LIVRO E A IMPORTÂNCIA DO PNLD  

Pedro Bandeira, escritor consagrado e com diversas obras que compõe o acervo do PNLD fala sobre o programa e sua relevância

NO domingo, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro, uma data que homenageia o dia em que foi fundada oficialmente a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, ainda em 1810.

Por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) executam um dos programas federais mais longevos da história do Brasil e que promove o acesso a livros para milhões de crianças, jovens e adultos do ensino público. Neste sentido, o trabalho executado pelo MEC e pelo FNDE são partes fundamentais no fomento à leitura em todo o país.

O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados a alunos e professores das escolas públicas de educação básica do Brasil.

Com 85 anos de atuação, 30 milhões de alunos atendidos e 130 milhões de livros entregues de forma sistemática, regular e gratuita para escolas participantes do programa, o PNLD contempla instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Além disso, o programa possui ações voltadas à acessibilidade, com materiais para estudantes com deficiência visual, com baixa visão ou disléxicos. Já os livros que são destinados aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio estão disponíveis também no formato de livro digital (ePUB) e podem ser acessados por todas as escolas que demandam esse tipo de atendimento.

Comments (0)
Add Comment