A In Cena Casa de Artes e Produções leva de volta aos palcos, a partir de 5 de abril, o espetáculo “O Auto da Compadecida”, famoso texto de Ariano Suassuna (1927-2014), que já ganhou diversas montagens no teatro, cinema e TV. Com direção da dupla Claudia Ventura e Alexandre Dantas, a peça, que estreou em novembro do ano passado, apresenta uma versão contemporânea deste clássico da dramaturgia brasileira, escrito em 1955. Primeira produção não-musical do curso “Prática de Montagem” da escola, o espetáculo terá uma curtíssima temporada, com sessões às sextas-feiras de abril, às 20h, no Teatro Candido Mendes, em Ipanema.
Em “O Auto da Compadecida” somos transportados para o sertão nordestino, com uma trupe de circo que recria um retrato abstrato da região. Através das incríveis aventuras e confusões dos conhecidos e amados personagens João Grilo, o típico anti-herói brasileiro, e Chicó, seu fiel escudeiro, a peça aborda temas como a religiosidade popular, corrupção e desigualdade social, sempre com um tom de humor, ironia e irreverência característicos da obra de Suassuna.
Apesar de fiel ao texto, esta não é uma montagem com elementos caricaturais do Nordeste, onde a história se passa. Para narrar as trapaças e artimanhas dos protagonistas, os diretores optaram por uma encenação focada no ator e na palavra, isto é, criada a partir da relação do elenco com a obra. “O grande diferencial nesta montagem é a inspiração nas origens do circo-teatro. O elenco é uma trupe, um grupo de contadores, que chega ali para se divertir e contar essa história, sem cair no óbvio. Quisemos trazer uma encenação diferente, que toque e fique nas pessoas”, diz Claudia.
Serviço:
Temporada: 5 a 26 de abril
Teatro Candido Mendes: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema – Rio de Janeiro -RJ
Telefone: (21) 3149-9018
Dias e horários: sextas-feiras, às 20h
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Duração: 2jh
Classificação etária: 12 anos
Capacidade de público: 103 pessoas
Venda de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/91676/d/243623