Visando um novo começo para o Centro de Manilha, o subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna e o subprefeito de Manilha, Júnior Abreu, se reuniram, nesta segunda-feira (28/04), com representantes das secretarias municipais de Transporte (SEMTRANS), Segurança (SEMSEG) e Fazenda e Tecnologia (SEMFAZ), juntamente com suas equipes, para alinhar os ajustes finais da implantação do Comércio Popular de Manilha. O projeto será um marco histórico na reorganização das vias públicas da região, trazendo mais organização, segurança, qualidade de vida e dignidade para trabalhadores e moradores. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Enterprise City Center, no Centro
A previsão é que a desocupação das atuais barracas tenha início na próxima segunda-feira (05/05), com a abertura oficial do novo espaço de comércio popular marcada para o dia 12 de maio. Ainda no dia 05 de maio, a Rua Arthur Souto será fechada permanentemente, dando espaço ao novo modelo de ordenamento urbano.
Os trabalhadores serão divididos em dois setores: o comércio popular migrará para a Rua Arthur Souto, enquanto os vendedores de alimentos, conhecidos como food trucks, serão realocados para a Rua 5, ambas localizadas no Centro de Manilha. Até o momento, 39 ambulantes estão confirmados para a Rua Arthur Souto e 20 ocupantes de food trucks para a Rua 5. O novo Comércio Popular de Manilha funcionará em dois horários: das 7h às 19h para a feira do dia e das 18h às 4h para o comércio alimentício.
Essa grande mudança trará benefícios diretos para a população, como uma melhora visual significativa da região, mais segurança para quem transita pelo local e melhores condições de trabalho para os vendedores. Além disso, o trânsito será fluido e mais organizado, promovendo o bem-estar de todos.
Como parte do compromisso da Prefeitura de Itaboraí em garantir um espaço seguro e adequado para os comerciantes e para a população, será implantada uma base de apoio na Rua Arthur Souto e dois pontos de apoio, localizados na entrada de Manilha e na Rua 5 (Rua dos food trucks). Além disso, haverá fiscalização constante e plantão de 24 horas com agentes de Postura, Guarda Municipal e Trânsito.
Ainda dentro desse compromisso, as secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil realizarão, na próxima terça-feira (06/05), um treinamento e orientação para todos os trabalhadores que atuarão no novo espaço, reforçando a importância da segurança e boas práticas no comércio popular.
Representando o prefeito Marcelo Delaroli, o subprefeito Hédio Mataruna destacou a importância da implantação do novo Comércio Popular de Manilha.
“Este projeto é muito mais do que a reorganização do espaço urbano. É sobre cuidar das pessoas, oferecer dignidade para quem trabalha e segurança para quem passa. Estamos escrevendo um novo capítulo para Manilha, com mais organização, saúde e bem-estar para todos”, afirmou Hédio Mataruna.
É importante destacar que todos os comerciantes da área foram devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAZ).